domingo, 27 de março de 2016

Whey Protein: O que é?

SUPLEMENTO: WHEY PROTEIN

O whey protein é extraído do soro do leite, sendo uma proteína de alta qualidade, fonte de aminoácidos essenciais, incluindo BCAA, além de glutamina. Pode ser encontrado na forma de whey protein concentrado, isolado e hidrolisado, dependendo do grau de “quebra” das proteínas presentes, sendo o hidrolisado rapidamente absorvido e utilizado pelo organismo, além de ser a melhor opção para quem tem intolerância à lactose. É usado principalmente no período pós-treino, em que há maior demanda por aminoácidos. 


Tipos de Whey Protein:

Como a Whey Protein é extraída do soro leite, o teor de água ainda é muito grande, chegando a representar 93 a 95% do que foi retirado e apenas 0,7 a 1,2% de proteínas, um valor muito baixo ainda. Para isso é necessário passar pelo processo de microfiltração e ultrafiltração através de precipitação por ácidos ou bases, com troca iônica ou separação por membranas, resultando em uma maior concentração de proteínas. O que vai resultar em 3 tipos de Whey Protein:
Whey Protein Concentrada:  Uma opção mais em conta financeiramente falando, já que o custo para elaboração dessa Whey é mais barato, pois ela passa apenas pelo processo leve de filtragem, citados anteriormente como Microfiltração e Ultrafiltração. Resultando em 70 a 80% de proteínas e dividindo o resto entre carboidratos e gorduras. Ainda sim essas Whey Protein contém grande quantidades de BCCAs, glutaminas além de a maior parte das frações peptídicas serem mantidas. Essas partículas são responsáveis por muitas funções do nosso organismo e melhoram nossa imunidade já que possuem ações antioxidantes.
Whey Protein Isolada: Sua concentração de proteínas é muito maior se comparada a Whey Protein concentrada, pelo fato de passar por um processo de filtragem muito maior e sofrer troca iônica. Resultando em até 95% de proteínas, em algumas marcas de Whey chega a ser zero a quantidade de carboidratos e gordura. Uma ótima opção para quem está em dieta de redução calórica, visando emagrecer ou definir.


Whey Protein Hidrolisada:  Além de passar por uma filtragem minucioso, esse tipo de Whey Protein passa por um processo conhecido como hidrólise, onde é feita a quebra das cadeias proteicas em fragmentos menores de peptídeos. O que facilita e torna ainda mais rápido a absorção desse  tipo de Whey Protein pelo organismo.
Whey Protein engorda ou emagrece?
E pra quem acha que a Whey Protein é usada apenas para dietas de ganhos musculares, engana-se, porque ela é indicada também para quem quer emagrecer, sem perder massa magra. Pois ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, saciando a fome mais rápida do que outras proteínas. Mas se não tiver controle, a Whey pode engordar.
Sabores do Whey Protein:
O Whey Protein contém seus sabores tradicionais: Chocolate,Morango e Baunilha além do natural,mas com a chegada de novas marcas aparecem novos sabores,como os da Whey Protein Gold e VP2,tendo sabor Banana,Capuccino,Frutas Cítricas e outras.
Enfim,espero ter tirado suas dúvidas,até o próximo assunto.
Bons treinos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário